ModArte #2 – Johannes Vermeer

É Domingo, dia de a internet cair e só voltar de noite!!

Uma pena eu ter sido trollada assim, logo no dia da modArte do meu pintor preferido: Johannes Vermeer. Recapitulando o objetivo dessa categoria no blog: ela consiste em pegar obras de pintores de todos os lugares do mundo, de todos os estilos, e criar looks para dias da semana com as cores e as inspirações dos quadros.

Vermeer não é muito conhecido por seu nome, mas sim por seu quadro “A Moça com Brinco de Pérola”, considerada por muitos a Mona Lisa do Norte (por ter sido pintada na Holanda, que em comparação à Itália, foi pintada mais ao norte da Europa). O pintor foi o segundo mais importante da sua época (século XVII), logo depois de Rembrandt.

O que me admira nas obras do artista é a manipulação das cores com as luzes e sombras. No século XVII, era comum dar importância à luz, fazendo-a brilhar nas pessoas (ou objetos) dos quadros, enquanto o cenário permanecia escuro. Vermeer, além disso, usava cores mais vivas – e bem mais amarelo que vermelho -, deixando pelo menos um lado das obras bem iluminado, e os outros não tão tenebrosos.

Vermeer1

Selecionei pinturas com muito azul, amarelo, marrom e branco. Como passar uma semana com 4 cores?

vermeer2

1. Unir uma camisa amarela com manga 3/4 com uma saia midi marrom, será que dará um ar muito fechado ou mais elegante? Pode-se testar usar a mesma saia, porém azul (como na obra).

2. Fiz uma brincadeira e troquei as cores do quadro no desenho, assim vocês podem pensar no que seria melhor: saia longa azul e blazer marrom, ou blazer azul e saia longa marrom?

3. Dando um ar mais moderno, a saia de cintura alta com três cores pode combinar bem com uma camisa de manga 3/4 azul.

4. Eu acho a junção P&B+Amarelo muito boa, portanto esse look foi criado logo depois de eu observar o quadro da moça com colar de pérolas. Penso ser bom para o trabalho, mas é possível usá-lo em encontros à noite. Não esqueça do colar!

5. O quadro mais famoso traz um look mais sério, assim como a expressão da moça. Blazer marrom, camisa branca, calça azul, bolsa amarela, cabelos presos… e um brinco de pérola, a peça mais importante do look.

Não esqueça das pérolas. Elas foram importantes para Johannes Vermeer. Façam-nas serem importantes em vocês também.

Aproveitem a semana e as inspirações!!

Header Image: aqui

~ Maíra Azevedo
02.08.2015 / Dia nublado e calmo

6 comentários sobre “ModArte #2 – Johannes Vermeer

    • Uhul! Eu gosto do fundo amarelo claro, me lembra das folhas dos meus cadernos de desenho. Só fica difícil criar layouts com o wordpress gratuito, já que ele impede o uso livre de cores ):
      Minions… nunca gostei deles kkkkk não sei pq. Tô alheia aos pobrezinhos. Não me mate pfvr

      Curtir

    • Foi há muito tempo que descobri essa da Mona Lisa do Norte. Nunca me esqueci.
      E sim, desenhei :3 mas ainda tô aprendendo técnicas pra colorir. Hoje eu colori muito rápido, e a aquarela ficou feia. To tentando melhorar aqui.

      Curtido por 1 pessoa

      • Obrigada pelo elogio :** ainda estou tentando aprimorar minha pintura. Acho que lá pelo modArte #10 eu já tenha um estilo mais uniforme (se vc vir o primeiro post dessa categoria, as pinturas estão péssimas. Tentei usar lápis de cor pastel [profissional] e não deu certo para meu objetivo).
        Ah, pegar num lápis requer toda uma “ciência” kkkk Por incrível que pareça, se vc escreve forte e com uma caneta não adequada, vc tem tendinite. Só este ano eu fui capaz de descobrir a melhor caneta para eu escrever.

        Curtir

Os comentários estão desativados.