Dicas: Puramente Instagram

Boa noite, Leitor!

Você tem um Instagram, mas de vez em quando se frustra por não postar regularmente uma foto inspiradora sua, ou vê que os seguidores usualmente somem após algumas horas, ou quer deixar de usar efeitos de luminosidade e cor nas fotos, mas não consegue. Esses são apenas alguns dos sentimentos de muitos usuários desta rede social.

Desde que criei o A Dama Aprendiz, fiz uma conta no insta para ajudar mais na busca por conteúdo fácil de moda que pela divulgação em si, contudo também percebi como cada indivíduo se comporta lá. Em resumo, o principal é não criar expectativas, mas como?

Veja algumas observações, e leve-as consigo para pensar enquanto está no chuveiro.

___

1. Não espere que todo dia você terá uma foto original (ou seja, feita por você) para postar.
É difícil ver várias fotos lindas de comidas (hmm), viagens, roupas etc., querer chegar ao mesmo nível, até conseguir um dia, mas no resto da semana não lançar mais outras parecidas. Não é sua culpa, a questão é que a vida é mais rotina que aventura, e geralmente vivemos com o trabalho cheio de papéis, almoço arroz com feijão e um trânsito no final do dia. A vida é divertida e tão feliz quanto as fotos do Insta, mas se não dá para mostrar isso sempre, por que forçar?

instaa2
Às vezes, teremos fotos assim. Às vezes, não.

2. Muitos instagrams são formados por fotos de outras fontes.
Não há mal algum você repostar uma foto que achou bonita e/ou inspiradora. A corrida por querer ser sempre original e inovador não é real, creio eu. Sempre há o incentivo para mostrar sua personalidade em tudo o que você faz, mas num meio como o Instagram, as ideias vivem se repetindo: são as inspirações. Repito: não se culpe se suas expectativas não correspondem à realidade. Cada um tem seu modo de participar do instagram. Caso queira repostar uma imagem de outra fonte, faça isso. Caso queira testar um ângulo novo, faça também.

instaa3
Quanto mais imagens vejo, mais inspirada fico.

3. Há seguidores “bons” e “ruins”.
Eu aprendi a identificar um seguidor que está interessado em meu conteúdo e aquele que quer mostrar seu usuário e depois de 1 hora parar de seguir. Você tem que pensar nos gostos em comum, qual o interesse da conta, e isso pode dar uma ideia sobre o que desejam. Não criar expectativas em relação a eles é o melhor a se fazer.

instaa4
Qual o grande motivo de você aparecer, se em pouco tempo vai embora? /physollofya prophunda/

4. Não só aprendi, como decorei os nomes de alguns deles.
Quem visita o instagram todo dia por mais de 2 horas já incorporou vários nomes de usuários que gosta. E se sua conta ainda é nova e tem pouca gente seguindo, os nomes daqueles que seguem-e-deixam-de-seguir são decorados também. Tem usuário que me seguiu, eu não segui de volta, parou de seguir e voltou a seguir algumas semanas depois… Fazendo isso agora, enquanto eu escrevo. Lojas inclusas. Apenas parem.

instaa5
Qual a necessidade disso?

5. “Regras” de luz e de ângulo de foto podem servir de maneiras diferentes para cada pessoa.
Eu me tomo como exemplo. Já ouvi de uma blogueira que gosto muito que tirar foto com a luz batendo em você é muito bom. Para mim, não serve… Os efeitos na pele não me agradam. E sobre o ângulo, eu tiro foto de ângulo baixo-para-cima e me sinto melhor que o de cima-para-baixo. Cada pessoa tem suas características e seus gostos, e precisa explorá-los. Antes de obedecer regras, reflita se não há uma diferente e específica para você!

instaa6
Cada um tem uma visão. Confie na sua também.

6. Muitos julgam o uso de filtros de cor e contraste nas fotos. Use-os quando quiser.
Difícil querer postar uma foto sem filtro, se você se sente bem com algumas alterações nela. Ninguém será mais mentiroso ou antiético se fizer isso. Certas fotos ficam lindas com tons mais azulados, com um brilho mais forte ou em preto e branco. Não seja tão rígido consigo mesmo, pois alguns podem não se agradar com suas fotos, mas se você estiver satisfeito com elas, isso irá atrair outros com gostos semelhantes aos seus.

instaa7
“Ninguém descurtiu esta foto”

7. Você quer comemorar seus 200 seguidores, mas eles são como ondas do mar: vêm e vão.
Triste você estar prestes a agradecer pela atenção de 200 seguidores, e em 1h perceber que há 195, depois 198, depois 192. Normal, o instagram é dinâmico como a própria vida. Você não pode prender aqueles que te seguem para sempre, deixe-os. E liberte-se desses números, como eu estou tentando fazer, pois também é difícil criar confiança em si mesmo em uma rede social sem observar a cada instante a mudança nas curtidas. (Sejamos francos, isso acontece mesmo) Ao tornar-se indiferente a essa variação constante dos followers, você questionará seu desempenho observando outras coisas – com críticas construtivas em comentários, por exemplo.

instaa8
Se ao menos me dessem chance de agradecer

8. Não se renda às propostas tentadoras dos “Get Free Followers”.
Sim, pelo visto as pessoas ligam muito para esses números. Repito: liberte-se disso. Esses esquemas, pelo que imagino, não trarão nenhuma credibilidade à sua conta. Há modos mais honestos de fazer seu instagram crescer.

instaa9
Olha só que antiético… Ele está na faixa de pedestres

___

Algum tópico que o fez se identificar? Ou que achou absurdo?
Comenta (:

Fontes: We Heart It

~ Maíra Azevedo
22.11.2015 / Dois filhotinhos de pássaro cantam na varanda

Clique aqui para comentar sem precisar subir o post

Anúncios

4 comentários sobre “Dicas: Puramente Instagram

  1. eu era uma usuária árdua de instagram, acabei enjoando um pouco com o tempo. Mas sempre que procuro inspiração, dou uma passada por lá 🙂 é realmente um leque cheio de opções haha
    Beijo Maí :*

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.